Tribunal de Contas do Estado do Paraná

Voltar

Notícias

Municipal

Campo Largo deve corrigir edital de licitação para atualizar sistema semafórico

Vista aérea de Campo Largo, município da Região Me ...

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) determinou que a Prefeitura de Campo Largo corrija o edital do Pregão Presencial nº 66/2021, caso resolva dar continuidade à licitação, cujo objetivo é a contratação, pelo valor máximo de R$ 5.065.931,54, de empresa para atualização, com fornecimento de peças e mão de obra, do sistema semafórico desse município da Região Metropolitana de Curitiba.

Conforme a decisão, o documento não prevê critérios de atualização monetária e penalizações por eventuais atrasos em pagamentos por parte da administração municipal, ao contrário do que determina a Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 8.666/1993). Foi concedido prazo de 30 dias para os responsáveis demonstrarem à Corte terem retificado o instrumento convocatório da disputa ou adotado outras medidas para resolver o problema.

A falha foi constatada pelos conselheiros ao darem provimento parcial a Representação da Lei nº 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos) interposta pela Dataprom Equipamentos e Serviços de Informática Industrial Ltda. Na petição, a interessada denunciou a existência de diversas possíveis irregularidades no procedimento licitatório, que chegou a ser suspenso por força de medida cautelar emitida pelo Tribunal em julho do ano passado, agora revogada.

Em seu voto, o relator do processo, conselheiro Ivan Bonilha, seguiu o entendimento adotado na instrução da Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM) do TCE-PR e no parecer do Ministério Público de Contas (MPC-PR) a respeito do caso.

Os demais membros do órgão colegiado da Corte acompanharam, de forma unânime, o voto do relator na sessão ordinária virtual nº 20/2021, concluída em 9 de dezembro. Cabe recurso contra a decisão contida no Acórdão nº 3444/21 - Tribunal Pleno, publicado no dia 16 daquele mês, na edição nº 2.683 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).

 

Serviço

Processo nº:

378932/21

Acórdão nº:

3444/21 - Tribunal Pleno

Assunto:

Representação da Lei nº 8.666/1993

Entidade:

Município de Campo Largo

Relator:

Conselheiro Ivan Lelis Bonilha

 

Versão Completa

Voltar