Tribunal de Contas do Estado do Paraná

Voltar

Notícias

Capacitação

Cursos on-line do TCE-PR possibilitam capacitação permanente e gratuita

Cardápio de cursos on-line oferecidos pela Escola ...

O início do ano é um bom momento para se buscar qualificação e aprimoramento profissional. Quem pretende se aprofundar na legislação e nas boas práticas da administração estatal conta com os cursos on-line oferecidos pela Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

Criada em 2008 e hoje reconhecida nacionalmente, a EGP tornou-se uma das principais escolas institucionais ligadas a órgãos públicos do país. Seus cursos on-line são uma fonte de capacitação permanente, acessível, gratuita e de qualidade. O portal da EGP na internet atualmente oferece um acervo de aproximadamente 420 conteúdos - desde palestras até cursos completos, continuamente renovados ou revisados. A maior parte deles confere certificado ao participante, após um teste que avalia a absorção da matéria.

Os temas dos cursos on-line abrangem as principais áreas da administração pública, como Direito, Contabilidade, atos de pessoal, transferência voluntária de recursos e controle social, além de licitações e contratos. A Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/21), cuja aplicação obrigatória se iniciará apenas em abril deste ano, por exemplo, já é tema de uma série de cursos disponíveis.

Pelas redes sociais da Escola de Gestão Pública do TCE-PR, os interessados podem se manter atualizados sobre lançamentos de conteúdos de capacitação, sejam presenciais ou on-line. A EGP possui contas no Facebook, no Instagram e no YouTube.

        

Presencial e a distância

O balanço de atividades do biênio 2021-2022 comprova que a EGP se consolida, a cada ano, como uma das principais instituições de capacitação da administração pública em todo o Brasil. Nesses dois anos, os conteúdos técnicos produzidos pela unidade beneficiaram 221.315 pessoas, não só do Paraná, mas de praticamente todas as unidades federativas.

A EGP promove capacitação em diferentes formatos: cursos presenciais, presenciais conectados (em aulas síncronas transmitidas pela internet) e on-line, além de lives, cujo conteúdo posteriormente fica disponível no canal da Escola no YouTube. Os 221.315 inscritos participaram de um total de 249 eventos de capacitação.

O maior número de participantes foi obtido nos cursos e palestras on-line (105.115), seguido dos conteúdos disponibilizados via YouTube (87.008) e dos cursos presenciais ou presenciais conectados (que somaram 29.192 inscritos no biênio). Em relação ao tipo de evento, o maior número (134) foi nesta última classificação, que superou os conteúdos on-line (69) e pelo YouTube (46).

 

Versão Completa

Voltar