Tribunal de Contas do Estado do Paraná

Voltar

Notícias

Controle Social

TCE-PR debate a fiscalização de obras com professores das universidades

Videoconferência entre servidores do TCE-PR e prof ...

Duas reuniões virtuais de capacitação de professores das universidades estaduais de Londrina e Maringá marcaram, nesta semana, mais uma etapa do Projeto Ver a Cidade, que vai incluir alunos de Engenharia no processo de fiscalização de obras públicas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), com a participação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR).

Na quarta-feira (24 de abril), o encontro foi com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e, no dia seguinte, com a Universidade Estadual de Maringá (UEM). Em ambas as reuniões, os professores que vão atuar na supervisão do projeto receberam informações de engenheiros auditores da Coordenadoria de Obras Públicas do TCE-PR. A mesma reunião já tinha sido realizada com os professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Para a auditora de controle externo Maria José Herkenhoff Carvalho, supervisora do projeto, "esta é uma oportunidade para alunos saírem da faculdade entendo como é o funcionamento de todo o processo de uma obra pública, além de representar um despertar da cidadania, um dos eixos de atuação do Tribunal de Contas".

 "Estamos entusiasmados com o projeto, pois formará também engenheiros cidadãos, não apenas planejadores e executores de obras", afirmou Franciso Leite, professor do curso de Engenharia Civil da UEL.

 

Visitas às obras

Segundo o engenheiro Luiz Henrique de Barbosa Jorge, auditor de controle externo da COP e coordenador do Ver a Cidade, nestas primeiras reuniões foram apresentados os materiais de trabalho, debatido o formato da fiscalização, solicitados documentos, discutidas questões sobre as visitas e acesso ao sistema de obras públicas cadastradas no Tribunal e esclarecidas as dúvidas sobre a atividade.

"O próximo passo será a reunião de capacitação com os alunos das universidades - o que já aconteceu com a Unioeste -, que precederá o início do trabalho em campo, depois da participação em curso sobre Controle Social, ministrado pela Escola de Gestão Pública do Tribunal", acrescentou. A previsão é que, a partir do mês de junho, as equipes universitárias comecem a visitar as obras, bem como avaliar as informações que são prestadas pelos gestores sobre elas.

A iniciativa é uma parceria entre o TCE-PR, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR), via universidades estaduais, e o Crea-PR. O projeto busca estimular os alunos de Engenharia de universidades públicas estaduais a auxiliarem o TCE-PR na fiscalização de obras paralisadas nos municípios paranaenses, ampliando a participação da população no controle social.

 

Versão Completa

Voltar