Tribunal de Contas do Estado do Paraná

Voltar

Notícias

Parcerias

TCE-PR debate responsabilidade profissional em obras públicas no meio universitário

O coordenador de Obras Públicas do TCE-PR, Paulo D ...

O Tribunal de Contas do Paraná está levando a estudantes de Engenharia Civil de universidades públicas e privadas do estado palestras sobre responsabilidade profissional em obras públicas. O trabalho é realizado por servidores da Coordenadoria de Obras Públicas (COP), em conjunto com funcionários do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR).

A intenção é despertar nos futuros profissionais o interesse pela obra pública, ao mesmo tempo em que é divulgada a atuação do TCE-PR e se apresenta conceitos sobre ética e responsabilidade profissional. As duas palestras mais recentes foram realizadas nesta segunda-feira (28 de outubro), na universidade privada Uninter, em Curitiba; e na última sexta-feira (25), na Universidade Federal do Paraná (UFPR), também na capital.

Um dos pontos altos das palestras é a apresentação dos resultados do projeto Ver a Cidade na fiscalização de obras municipais paralisadas ou abandonadas, executado neste ano por meio de uma parceria entre o TCE-PR, o Crea-PR e universidades estaduais. O trabalho é apresentado pelos auditores de controle externo Paulo Daschevi, coordenador da COP, e Luiz Henrique de Barbosa Jorge, coordenador do Ver a Cidade. Ambos são engenheiros civis.

Já foram feitas palestras a estudantes de Engenharia Civil em Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Umuarama e Cascavel, participantes do Ver a Cidade. O trabalho se estendeu para outras instituições de ensino que, embora não tenham participado do projeto, demonstraram interesse no tema, como a Universidade Tuiuti, além da UFPR e da Uninter.

 

 

Ver a Cidade

O Projeto Ver a Cidade é resultado de uma parceria firmada entre o TCE-PR, o Crea-PR, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR) e as quatro instituições estaduais paranaenses de ensino superior que oferecem o curso de Engenharia Civil: UEL (Universidade Estadual de Londrina), UEM (incluindo os campi de Maringá e Umuarama), UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e Unioeste, campus de Cascavel.

Os objetivos da iniciativa foram integrar mais um segmento da sociedade ao processo de controle social, uma das metas da atual gestão do TCE-PR, trazendo a academia para dentro da instituição; e ampliar a fiscalização das obras públicas cadastradas como paralisadas junto ao Tribunal pelos municípios, buscando sua retomada e conclusão.

A fiscalização foi feita de duas formas:  presencial, com inspeções de dez obras selecionadas em cada região; e virtual, com a análise da conformidade da documentação registrada pelas prefeituras sobre as obras no portal do TCE-PR. Neste ano participaram 12 estudantes de Engenharia Civil e dois professores orientadores de cada campus participante, num total de 70 pessoas

O projeto também garantiu aos estudantes de Engenharia Civil a experiência de fiscalizar obras públicas em sua cidade e região, assim como aprender responsabilidade e ética profissional, contribuindo e agregando prática à sua formação. Ao mesmo tempo, estimula a formação de novos engenheiros de obras públicas, segmento que vem encontrando deficiência de profissionais.

A perspectiva para 2025 é que o projeto tenha continuidade, com a inclusão de instituições de outras regiões, inclusive Curitiba, e de caráter particular, em função do interesse despertado pelo projeto, que também vem servindo de referência para outros tribunais de contas.

 

Versão Completa

Voltar