Professoras e gestoras na área da educação de seis municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) apresentaram, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, em 10 de dezembro, 11 boas práticas identificadas em auditorias promovidas pelo TCE-PR sobre o tema nas localidades ao longo deste ano.
As experiências positivas foram compartilhadas com dezenas de educadores que vieram à capital paranaense de diversos pontos da RMC para participar do Seminário de Boas Práticas em Gestão da Educação nos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba.
O evento foi promovido pela Escola de Gestão Pública (EGP) da Corte e idealizado e organizado pela equipe responsável pela realização das auditorias municipais sobre o tema no âmbito do Plano de Fiscalização (PAF) 2024-2025 do órgão de controle.
Apresentações
Os seis municípios que apresentaram boas práticas no seminário foram: Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Magro, Campina Grande do Sul, Pinhais e Rio Branco do Sul. Todos receberam auditorias presenciais do PAF Educação em 2024.
Enquanto a maioria das políticas abordadas foi identificada pelos auditores do TCE-PR durante as fiscalizações - ou seja, já eram implementadas pelos municípios -, algumas são resultado da própria ação do Tribunal de Contas. Todas elas estão detalhadas no quadro abaixo.
As representantes do Município de Rio Branco do Sul, por exemplo, compartilharam com os presentes os resultados da adoção imediata de duas recomendações feitas pela equipe do órgão de controle que lá esteve neste ano: a oferta de alimentação escolar antes do início das aulas nas escolas municipais e o controle diário de frequência dos alunos - prática que também passou a ser adotada pela Prefeitura de Araucária após a realização de auditoria pelo TCE-PR.
Além disso, mesmo quem apresentou políticas bem-sucedidas que já estavam em ação, afirmou ter se beneficiado das fiscalizações presenciais do Tribunal. Foi o caso das representantes do Município de Campo Magro, que passaram a institucionalizar suas boas práticas por meio de decretos e outras normas após receberem as orientações dos auditores da Corte.
Município
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Boa prática
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Apresentação
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Araucária
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Sistema de avaliação diagnóstica
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Adriana de Oliveira Chaves Palmieri
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Pinhais
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Sistematização de dados educacionais
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Katiuscia Bárbara Gimenes de Jesus
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Almirante Tamandaré
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Assessoria pedagógica
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Kelly Terezinha Rossa
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Almirante Tamandaré
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Coletivo de pares e currículo
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Kelly Terezinha Rossa
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Campo Magro
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Sequência didática e planos de aula semanais
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Viviane Cristina Wantuk Stawinski
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Araucária
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Material estruturado: Apostila EstudAR
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Adriana de Oliveira Chaves Palmieri
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Campina Grande do Sul
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Ficha de acompanhamento individual
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Expedita Estevão da Silva
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Pinhais
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Programa Mobilização de recomposição de aprendizagens
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Fabiane Pinhelli
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Rio Branco do Sul
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Controle diário da frequência escolar
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Terezinha de Fatima Borges
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Rio Branco do Sul
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Oferta de alimentação escolar antes do início das aulas
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Alana Mayara Nunes Lovato Santos
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Campo Magro
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Reuniões com as famílias
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Rosângela Maria de Melo de Souza
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