O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) promoveu, na manhã desta sexta-feira (13 de dezembro), a solenidade de formatura de 1.133 agentes públicos de todo o Paraná que já concluíram o MBA em Licitações e Contratos à Luz da Lei nº 14.133/2021 - Teoria, Controle e Prática. O evento foi realizado no auditório do Colégio Bom Jesus, em Curitiba.
Ao todo, 1.425 servidores inscritos em seis turmas participaram do curso promovido de forma gratuita pela Escola de Gestão Pública (EGP) da Corte em parceria com a Faculdade Pólis Civitas. A capacitação teve como objetivo fortalecer a atuação dos gestores públicos estaduais e municipais que atuam na área de licitações e contratos. Os dois melhores alunos de cada turma foram laureados.
"A Nova Lei de Licitações e Contratos tem ferramentas fantásticas de gestão que não são exploradas. São pequenos detalhes que fazem a diferença. O MBA gerou e compartilhou conhecimento sobre esse e outros aspectos", destacou o presidente do TCE-PR, conselheiro Fernando Guimarães, ao falar na abertura da cerimônia.
Já a diretora da EGP, Vivian Feldens Cetenareski, considerou a experiência com o MBA "uma oportunidade para aprender e fazer diferente". "Foi um desafio criar uma capacitação desse porte para atingir todos os 399 municípios do Paraná", ponderou ela ao proferir o discurso de encerramento da atividade.
Para a controladora interna do Município de Toledo (Oeste do estado), Cleusa Elaine Schnee Ullmann, que foi a oradora das seis turmas do MBA, a participação serviu não só para ampliar o conhecimento, mas também para pôr em prática o aprendizado no dia a dia. "Foi uma oportunidade para refletirmos sobre nosso papel como servidores públicos e atores da governança pública, bem como sobre de que maneira atuar com ética e responsabilidade", declarou.
MBA
Tudo começou no dia 28 de março, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná (OAB-PR), com uma palestra do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamin Zymler. Estava dada a largada no MBA.
Criou-se um produto exclusivo para servidores efetivos que atuam de forma direta ou indireta em contratações, que teve duração de nove meses e capacitou agentes públicos das esferas estadual e municipal - de prefeituras, câmara de vereadores e consórcios intermunicipais.
Com carga horária total de 420 horas, divididas em seis módulos, o MBA teve conteúdo online, disponibilizado em ambiente virtual de aprendizagem, aulas presenciais conectadas, seminários presenciais e grupos de estudos, entre outros formatos.
Com essa iniciativa, o TCE-PR buscou o cumprimento de um dos objetivos de sua atual gestão, que é o de orientar e de disseminar o conhecimento, a fim de se antecipar e de se prevenir o erro. Além disso, contribuir para o aprimoramento da administração e das políticas públicas é uma das missões da instituição, inscrita no Plano Estratégico 2022-2027 da Corte.
Essa capacitação foi possível graças a Termos de Cooperação Técnica firmados entre o TCE-PR, a Casa Civil do Governo do Paraná, a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap-PR), a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e a União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Uvepar).