O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) está realizando um levantamento a respeito dos planos de carreira e remuneração do magistério público dos municípios e do Estado do Paraná. A coleta de dados teve início na última terça-feira (15 de abril) e vai até o dia 7 de maio.
A iniciativa integra uma ação unificada nacional coordenada pelo Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), cujo objetivo é compreender a situação das carreiras dos professores da educação básica em todo o Brasil, bem como apurar como os estados e municípios estão lidando com o tema.
Além do TCE-PR, outros 32 Tribunais de Contas do país estão aplicando o questionário padrão utilizado no levantamento, o qual aborda aspectos relacionados à legislação que fundamenta a carreira do magistério, ao ingresso na carreira, ao modo de seleção dos professores, à jornada de trabalho, à remuneração e à evolução na carreira.
O formulário está sendo aplicado em todas as unidades da federação participantes do levantamento por meio de uma plataforma eletrônica, o que visa garantir agilidade e organização na análise dos dados.
Orientações
Para acessar o questionário e responder às questões formuladas, é necessário utilizar o link disponibilizado pelo TCE-PR em sua comunicação sobre o levantamento encaminhada a cada município e à Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR).
O link direcionará o usuário para um breve cadastro, no qual deverá ser inserido o nome e o e-mail de quem irá responder pelo ente. Após, será enviado outro link para o endereço de e-mail cadastrado, contendo o acesso ao questionário.
Alerta-se que não é recomendável o preenchimento por meio de celular, pois tal método poderá prejudicar o salvamento automático das respostas. Cada rede pública de ensino poderá enviar apenas uma resposta.
Eventuais dúvidas sobre o preenchimento do questionário podem ser solucionadas por meio do sistema Avia (Atendimento Virtual por Inteligência Artificial) do TCE-PR ou direcionadas à Coordenadoria de Auditorias (CAUD) do Tribunal, a fim de que sejam prestados os esclarecimentos necessários.