Tribunal de Contas do Estado do Paraná

IRB promove reunião do Comitê de Aperfeiçoamento Profissional em Curitiba

O presidente do IRB e conselheiro do TCE-PR, Ivan ...

Representantes do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Tribunal de Contas da União (TCU), de tribunais de contas estaduais (TCEs) e de tribunais de contas municipais (TCMs) participam nesta sexta-feira (24), no auditório do TCE-PR em Curitiba, da reunião do Comitê de Aperfeiçoamento Profissional do IRB. Eles discutem temas relativos à capacitação de gestores, servidores e cidadãos, além de desenvolver parcerias entre as escolas de gestão das entidades.

Na abertura do evento, o presidente do IRB e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Ivan Bonilha, agradeceu o respaldo do presidente do TCE-PR e membro do Conselho Fiscal do IRB, conselheiro Nestor Baptista, ao desenvolvimento das atividades do instituto nas instalações da corte paranaense.

Bonilha ressaltou, também, o ótimo trabalho desenvolvido pela equipe do IRB em Curitiba; e parabenizou a conselheira Doris de Miranda Coutinho do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO), presidente do comitê, por sua dedicação e capacidade de realização.

No início dos trabalhos, Doris Coutinho desejou boas-vindas a todos os presentes e afirmou que seria um dia proveitoso para o exercício do compartilhamento de experiências e opiniões.

Também estão presentes no evento o conselheiro Ivens Linhares, corregedor-geral do TCE-PR; Rodrigo Coelho, conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES); o auditor Sérgio Valadares do TCE-PR; e a diretora-geral do TCE-PR, Luciane Maria Gonçalves Franco.

No período da manhã, Crislayne Cavalcante e Luciano Caldas, servidores do TCE-PR que fazem parte da equipe do IRB, apresentaram ações do instituto, os portais das escolas e dos cursos no site do IRB e o acordo com a Escola Virtual de Governo, principal plataforma de ensino a distância da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Ainda na primeira etapa dos trabalhos, Thalyta Alves, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM); o diretor da Escola de Gestão Pública (EGP) do TCE-PR, Hélio Amaral; o gerente de capacitação da EGP do TCE-PR, Ricardo Olivastro; e Rene Sampar, da Escola de Justiça Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apresentaram soluções em capacitação e projetos para o desenvolvimento de parcerias com as escolas de gestão do país.

No período da tarde, serão abordados os temas referentes ao Banco de Talentos dos Tribunais de Contas, à Trilha de Formação de Auditores do Controle Externo, à Pós-Graduação do Instituto Serzedello Corrêa em parceria com o TCU; e à Proposta de Programação da Educação Profissional das Escolas de Contas (Educontas). Os palestrantes serão Crislayne Cavalcante; Ismar Viana, do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE-SE); Flávia Lacerda, do TCU; Gilson Garcia, do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP); e a conselheira Doris Coutinho do TCE-TO.

Versão Completa