Tribunal de Contas do Estado do Paraná

Voltar

Notícias

Estadual

Tribunal de Contas recomenda 12 melhorias na ouvidoria da Fomento Paraná

Sede da Agência de Fomento do Paraná S.A., em Curi ...

Após realizar auditoria junto à Fomento Paraná para verificar a estrutura de funcionamento da sua Ouvidoria, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) emitiu 12 recomendações, para possibilitar que as manifestações dos cidadãos efetivamente contribuam para a melhoria da qualidade dos serviços prestados e para o aperfeiçoamento da gestão. As medidas devem ser tomadas no prazo de 180 dias do trânsito em julgado da decisão, da qual cabe recurso.

A Ouvidoria da Fomento Paraná foi fiscalizada pela Segunda Inspetoria de Controle Externo (2ª ICE) da Corte, que auditou o órgão com base nos dispositivos legais e nos critérios da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade.

A auditoria foi realizada entre agosto de 2021 e março de 2022. A equipe de trabalho realizou reuniões e oficinas online para discutir, consolidar e materializar a Matriz dos Achados de Auditoria. Os trabalhos foram conduzidos por uma equipe multidisciplinar, para a obtenção de uma visão abrangente do objeto auditado.

 

Achados

Como resultado da atividade, a unidade técnica do Tribunal identificou que a Ouvidoria não contribui para o diagnóstico das falhas nos serviços prestados pela Fomento Paraná; e não leva ao conhecimento da alta administração da entidade a participação dos cidadãos, o que prejudica o aperfeiçoamento dos atos de gestão e demais oportunidades de melhoria.

A inspetoria também detectou a falta de padrão de atendimento para o tratamento de denúncias; e a ausência de padrão de qualidade e uniformidade nos atendimentos. Além disso, constatou que a análise das demandas na ouvidoria é centralizada na figura do ouvidor.

Os auditores do TCE-PR verificaram, ainda, a inadequação às disposições da Lei Federal nº 13.460/2017 referentes ao relatório de gestão, carta de serviços e avaliação continuada dos serviços, o que prejudica a possibilidade da utilização das informações para o aprimoramento da gestão e da prestação de serviços.

Finalmente, a 2ª ICE verificou que o conjunto de práticas adotadas pela Fomento Paraná não atende na plenitude as recomendações apresentadas; e que é necessário o cumprimento integral das disposições constantes nas normas legais e infralegais.

 

Decisão

Diante disso, a unidade técnica recomendou a adoção, em até 180 dias, de 12 medidas corretivas pela Fomento Paraná, que estão detalhadas no quadro abaixo. O processo de Homologação de Recomendações foi relatado pelo conselheiro superintendente da 2ª ICE, Artagão de Mattos Leão.

Artagão ressaltou que ficou clara a necessidade de adequação da Fomento Paraná às recomendações expedidas pela equipe de auditoria da 2ª ICE, para possibilitar que as manifestações dos cidadãos efetivamente contribuam para a melhoria da qualidade dos serviços prestados e para o aperfeiçoamento da gestão.

Os conselheiros aprovaram por unanimidade o voto do relator, na sessão de plenário virtual nº 8/22 do Tribunal Pleno do TCE-PR, concluída em 21 de julho. Cabe recurso contra a decisão expressa no Acórdão nº 1210/22 - Tribunal Pleno, publicado em 4 de agosto, na edição nº 2.807 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).

 

Resolução

A partir da vigência da Resolução nº 73/2019 do TCE-PR, todos os procedimentos resultantes de trabalhos fiscalizatórios realizados pelo Tribunal têm como ponto de partida a elaboração, pela unidade técnica responsável, de um Relatório de Fiscalização. Caso este apresente apenas sugestões de medidas para sanar impropriedades encontradas na gestão da entidade pública em questão, é instaurado processo de Homologação de Recomendações.

A medida tem como objetivo dar maior rapidez à implementação dessas iniciativas, indicadas apenas nos casos em que não são encontradas irregularidades de maior gravidade, que demandem a emissão de determinações ou a aplicação de sanções - situações ainda contempladas pelos processos de Tomada de Contas Extraordinária.

 

RECOMENDAÇÕES DO TCE-PR À FOMENTO PARANÁ

ACHADOS

RECOMENDAÇÕES

A ouvidoria não contribui para o diagnóstico das falhas nos serviços prestados, não levando ao conhecimento da alta administração da Fomento Paraná a participação dos cidadãos, prejudicando o aperfeiçoamento dos atos de gestão e demais oportunidades de melhoria.

Desenvolver metodologia interna para a implementação das obrigações impostas pelo artigo 13 da Lei Federal nº 13.460/2017, em especial propor melhorias e aperfeiçoamentos na prestação dos serviços.

 

A ouvidoria não possui padrão de atendimento para o tratamento de denúncias.

Desenvolver e instituir metodologia para criar padrão de atendimento de denúncias, no âmbito da Ouvidoria;

Conscientizar e capacitar tecnicamente os ouvidores para que o tratamento das denúncias não seja encerrado sem o devido tratamento/averiguação;

Incluir os casos de possíveis denúncias na averiguação das unidades responsáveis, ou sendo o caso, acionar os correspondentes responsáveis; e informar ao usuário quais providências foram e serão tomadas, de maneira clara e objetiva.

Ausência de padrão de qualidade e uniformidade nos atendimentos.

Implantar mecanismos de atendimento na ouvidoria de forma que se atenda com presteza, informando efetivamente o demandante sobre o andamento e o resultado das suas manifestações.

A análise das demandas na ouvidoria é centralizada na figura do ouvidor.

Providenciar, concomitante ao desligamento da ouvidora-substituta, a designação de novo ouvidor-substituto, com as devidas certificações.

Ausência de adequação às disposições da Resolução CMN nº 4.860/2020 - Bacen referente ao estatuto social atualizado.

Atualizar o Estatuto Social da Fomento Paraná de acordo com a Resolução CMN nº 4.860/2020 -Bacen.

Ausência de adequação às disposições da Lei Federal nº 13.460/2017 referentes ao relatório de gestão, carta de serviços e avaliação continuada dos serviços.

Atualizar o Estatuto Social da Fomento Paraná de forma a constar como atribuições da ouvidoria: relatório de gestão, carta de serviços e mecanismo de avaliação continuada, conforme previsto na Lei Federal n.º 13.460/2017;

Editar e disponibilizar no sítio eletrônico da entidade a carta de serviços ao usuário com o objetivo de informar o usuário sobre os serviços prestados pela entidade, as formas de acesso a esses serviços e seus compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público;

Elaborar, anualmente, relatório de gestão, que deverá consolidar as informações das manifestações dos usuários de serviços públicos, e, com base nelas, apontar falhas e sugerir melhorias na prestação de serviços públicos, encaminhado à alta administração da entidade;

Realizar avaliação dos serviços por meio de pesquisa de satisfação, no mínimo, a cada ano, ou por qualquer outro meio que garanta significância estatística aos resultados;

Publicar integralmente e periodicamente o resultado da avaliação supra no sítio eletrônico da entidade, incluindo o ranking das entidades com maior incidência de reclamação dos usuários.

 

 

Serviço

Processo nº:

244554/22

Acórdão nº:

1210 - Tribunal Pleno

Assunto:

Homologação de Recomendações

Entidade:

Agência de Fomento do Paraná S.A.

Interessada:

Agência de Fomento do Paraná S.A.

Relator:

Conselheiro Artagão de Mattos Leão

 

Versão Completa

Voltar